O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

20/08/2017

Câmara discute poda de árvores

Publicado em 24/05/2017

Crédito: Grupo 1 de JornaisApós a Prefeitura de São Paulo demonstrar interesse em acelerar o processo de poda de árvores, a Câmara Municipal discutiu a ideia na segunda-feira (22). A Comissão de Finanças e Orçamento recebeu representantes da Prefeitura, das Secretarias de Justiça e Prefeituras Regionais e da Eletropaulo, além do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini.

Por meio de mudança em um projeto de lei já em tramitação na Câmara, o paulistano poderá contratar um profissional particular para o serviço. Pelas regras atuais, o corte é feito somente após a autorização das Prefeituras Regionais. Segundo Natalini, hoje há mais de 80 mil pedidos de podas esperando atendimento devido ao número insuficiente de profissionais – como agrônomos – e equipes de poda.

Porém, cuidados devem ser tomados. Como ressaltou o secretário, “a pessoa poderá destruir a árvore, e aí não tem recuperação”. Assim, em um primeiro momento, será criado o Comitê Municipal de Arborização Urbana, que associará a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente à Secretaria de Prefeituras Regionais.

O comitê deverá rever os Manuais de Arborização e Poda da cidade e será formado por oito pessoas das Secretarias e oito pessoas da sociedade civil, das universidades e por moradores. Apenas depois desse estudo técnico a flexibilização da contratação de terceiros será colocada em prática.

Também presente no debate, o engenheiro agrônomo Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto ressaltou a necessidade das empresas contratadas seguirem as normas técnicas e serem certificadas. “Se habilitarem empresas, elas têm que estar devidamente capacitadas, qualificadas, demonstrando em seu currículo que são capazes de operar da forma como exige a Lei”, afirmou. 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia