O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

23/09/2017

Comerciantes querem Zona Azul para aumentar vendas na Teodoro

Publicado em 11/05/2017

Segundo os comerciantes, a cobrança da Zona Azul foi cancelada entre 2007 e 2013, quando foram iniciadas as obras de reconversão urbana do Largo da Batata

Na Gazeta de Pinheiros, comerciantes entregam abaixo-assinado para a Prefeitura Regional de Pinheiros solicitando volta da Zona Azul / Grupo 1 de JornaisComerciantes da Rua Teodoro Sampaio se reuniram na última segunda-feira (8) com o prefeito regional de Pinheiros, Fabricio Caruso, para discutir o retorno da Zona Azul no trecho entre as avenidas Pedroso de Moraes e Brigadeiro Faria Lima. Para os lojistas, a cobrança do estacionamento rotativo pode melhorar as vendas nos mais de 200 estabelecimentos locais.

O encontro entre os empresários e o representante da administração municipal foi intermediado pela Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais. Na ocasião, Fabricio Caruso adiantou aos presentes que a demanda foi encaminhada à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão competente da Prefeitura de São Paulo para analisar a viabilidade da Zona Azul.

“No momento, tenho uma direção de que é possível o retorno da Zona Azul na Teodoro Sampaio por parte da CET”, afirmou Caruso. “Antigamente os comerciantes não queriam a Zona Azul, mas com o tempo viram que é vantajoso para as vendas”, complementou o prefeito regional.

Segundo os comerciantes, a cobrança da Zona Azul foi cancelada entre 2007 e 2013, quando foram iniciadas as obras de reconversão urbana do Largo da Batata. Ao longo desse período, a Rua Teodoro Sampaio teve as calçadas e o leito carroçável reformados, intervenção que resultou no bloqueio parcial da via durante as obras.   

Teodoro Sampaio no período da manhã; segundo lojistas, estacionamento rotativo poderia melhorar vendas / Grupo 1 de JornaisIluminação

Nas próximas semanas, a CET deve se pronunciar sobre a solicitação do retorno da Zona Azul à Teodoro Sampaio, formalizada por um ofício encaminhando pela Prefeitura Regional de Pinheiros. Os comerciantes também pleiteiam outras mudanças para alavancar as vendas, como melhorias no sistema de iluminação pública, que apresenta lâmpadas queimadas. Como resultado, a rua fica com trechos escuros ao longo das calçadas, problema agravado pelas sombras formadas pelas marquises dos prédios.

Hoje, a Teodoro Sampaio é uma das principais rotas de acesso à Estação Faria Lima do Metrô, com circulação intensa de pedestres mesmo durante a noite. Com o fim da Operação Delegada, convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, o policiamento na rua ficou menos frequente. As melhorias na iluminação serão tratadas pelo Ilume (Departamento de Iluminação), órgão municipal.  

Cidade Linda

Além do retorno da Zona Azul e de melhorias na iluminação, os lojistas pretendem estudar com a Prefeitura Regional de Pinheiros a realização do programa “SP Cidade Linda” na Teodoro Sampaio. A iniciativa promovida pela gestão João Doria consiste em ações de zeladoria nas principais vias da capital, com a participação da população.

Na região de Pinheiros, o Cidade Linda foi realizado em grandes corredores viários como as avenidas 9 de Julho e Brigadeiro Faria Lima. Neste mês, foi estendido a ruas e praças por meio do programa “Bairro Lindo”, criado em resposta à adesão crescente dos paulistanos. 

No que se refere à Teodoro Sampaio, os estudos preliminares para a realização do Cidade Linda ou do Bairro Lindo foram iniciados. Para promover uma das ações, a Prefeitura Regional de Pinheiros já contatou possíveis empresas interessadas em fornecer tinta.

Presentes

Na reunião promovida na Gazeta de Pinheiros, intermediada pela diretora do jornal Ana Lucia Donnini, estiveram presentes os comerciantes Josias de Luna Cavalcante, Gianfranco Cundari, Sérgio de Donato, Marcelo Abdou, Jennecey Alves Araújo, Abdul Bacha, Caio Vinícius Bezerra, Wanderley Madeira, Renato Muller e Fábio Ferreira.  Representando a sociedade civil esteve a presidente da Amepi (Associação de Moradores e Empresários da Rua dos Pinheiros), Ana Maria Mortari.

Paulo Mathias

Paulo Mathias está afastado do cargo de prefeito regional de Pinheiros entre os dias 9 e 16 de maio para participar do Fórum das Américas, realizado em Londres, na Inglaterra. O chefe de gabinete Fabricio Caruso assume a função de prefeito regional interinamente. 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia