O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

17/10/2017

Concessão da Linha 2 pode ligar Vila Madalena a Guarulhos

Publicado em 27/03/2017

Expansão da Linha 2 a Guarulhos estava prevista para 2020; segundo Estado, iniciativa privada pode concluir projeto / Após anunciar o repasse das Linhas 5 - Lilás e 17 - Ouro do Metrô à iniciativa privada, o Governo do Estado analisa tomar medida semelhante com a Linha 2 - Verde, que hoje liga a Vila Madalena ao bairro da Vila Prudente, na zona leste. A desestatização do ramal tem o objetivo de viabilizar a expansão ao município de Guarulhos, prevista anteriormente para 2020.

A possibilidade de transferir a operação da Linha 2 - Verde ao setor privado foi divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e confirmada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. O prolongamento do ramal já conta com licença ambiental, emitida em 2012, e investimentos na ordem de R$ 6 bilhões.

O Metrô, empresa subordinada à gestão Geraldo Alckmin, justifica o adiamento da expansão da Linha 2 “em decorrência da não liberação de limite pela União durante o Plano de Ajuste Fiscal, no segundo semestre de 2015, de um financiamento de R$ 2,5 bilhões via BNDES previstos para a extensão.

Além da extensão a Guarulhos ao longo de 14,4 quilômetros de trilhos, a Linha 2 - Verde poderá ganhar mais duas paradas a partir da Estação Vila Madalena, uma das quais seria construída na Rua Cerro Corá.

Hoje, o único ramal operado pela iniciativa privada é a Linha 4 - Amarela (Butantã - Luz), inaugurada em 2010, sob responsabilidade da concessionária ViaQuatro. A empresa é remunerada pelo Estado conforme a demanda de passageiros, e não por meio da tarifa, como ocorre com o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo).

Histórico

A Linha 2 - Verde começou a ser construída no final dos anos 80 e foi inaugurada em 1991, com o trecho nobre que percorre a Avenida Paulista. Em 1992 o ramal foi o primeiro da rede metroferroviária a chegar à região de Pinheiros, com a Estação Clínicas. Já em 1998 foi aberta a Estação Vila Madalena, com um terminal de ônibus em anexo.

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia