O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

25/05/2018

Gazeta de Pinheiros faz 62 anos e ganha o carinho da região

Publicado em 04/05/2018

Exemplar da primeira edição da Gazeta de Pinheiros, publicada em 4 de maio de 1956 / Grupo 1 de Jornais - ArquivoPor Diego Gouvêa

A Gazeta de Pinheiros completa 62 anos nesta sexta-feira (4). A publicação foi fundada pelo jornalista Durval Quintiliano de Oliveira e teve como primeiro editor o jornalista Oduvaldo Donnini, além da colunista Carmem Oliveira, esposa de Durval. A primeira edição foi publicada em 4 de maio de 1956 e, desde então, o jornal e o bairro de Pinheiros caminharam e cresceram juntos. Mais do que um simples periódico de notícias, o jornal se transformou em um documento histórico na pesquisa pela identidade do bairro, de seus locais e moradores, com a trajetória marcada pelo idealismo em prol do desenvolvimento da região.

Logo no primeiro ano, o jornal já demonstrava sua vocação comunitária. Em 1956, a população local se queixava da ausência de teatros. Naquele tempo havia poucos equipamentos culturais, situação que era destacada com frequência nas páginas do semanário. Hoje, segundo levantamento do Município, Pinheiros é considerada uma das regiões mais bem servidas de teatros, perdendo apenas para a Sé, no centro. “Teatro, no bom sentido, não é apenas diversão, mas também educação e cultura”, afirmava a Gazeta há 62 anos.

Ao longo da saga do jornal, alguns temas foram recorrentes, como a reivindicação por melhorias na infraestrutura do transporte público. Entre os exemplos deste empenho estão as críticas de passageiros às condições de alguns bondes que circulavam lotados pela Rua Teodoro Sampaio nos anos 50 e 60 e ao antigo trem da estrada de ferro Sorocabana, que percorria o trecho do Rio Pinheiros. Já nas décadas seguintes, a batalha foi pela implantação de uma linha de metrô, viabilizada em 2010 com a chegada da moderna Linha 4 - Amarela. 

Hoje, a Gazeta de Pinheiros é o carro-chefe do Grupo 1 de Jornais (Jornal do Butantã, Morumbi News, Tribuna de Santo Amaro e São Paulo News) e atende não só às demandas de moradores locais, mas também de outros bairros da região, como Alto de Pinheiros, Vila Madalena, Vila Beatriz, City Boaçava, Itaim Bibi, Cerqueira César, Jardim América, Jardim Europa, Jardim Paulistano, Jardim Paulista e Cidade Monções. 

Além de ampliar sua área de atuação em mais de meio século de vida, a Gazeta de Pinheiros mantém o espírito de luta em prol do desenvolvimento local, esforço reconhecido tanto pelos moradores e comerciantes quanto pelas associações regionais e os administradores públicos. Confira a seguir algumas das homenagens prestadas:

 

Espaços públicos

“Quando, em 2007 e 2008, alguns moradores do entorno da Rua Paulo Gontijo e do pontilhão da Rua Artur de Azevedo se reuniram para revitalizar o local, veio a ideia de procurar a Gazeta de Pinheiros, que já havia auxiliado o grupo dois anos antes em trabalho semelhante. Desde então ela tem sido a nossa melhor parceira, no seu significado mais amplo, por meio da divulgação do trabalho realizado pelos moradores, do debate de ideias e da mediação com os gestores públicos. A atuação deste jornal  explica – e muito – como o bairro mantém o clima acolhedor e hospitaleiro.”

Aracy Musolino – moradora de Pinheiros

 

Maria Emilia CiavagliaReferência cultural

“Que bom estarmos juntos mais um ano, compartilhando sempre dos mesmos ideais, na luta pela qualidade de vida no nosso bairro. Lado a lado procuramos fazer sempre o melhor, divulgando os mais diferentes eventos da Praça Benedito Calixto, um dos ícones culturais da região e conhecido por todos os paulistanos.”

Maria Emília Ciavaglia – presidente da Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto

 

Silvia Padin Prestação de serviço

“Cumprimento a Gazeta de Pinheiros e sua diretora Ana Lucia Donnini por esta data tão significativa de 62 anos de serviços para a região. O jornal chega à ‘terceira idade’ mantendo o enfoque na informação e na prestação de serviços à comunidade, promovendo, quando necessário, críticas construtivas e indutoras de melhoria na administração pública da região, hoje carente de trabalhos de zeladoria. É com muita satisfação que cumprimento o periódico por esta data. Feliz aniversário.”

Silvia Padin – presidente da Sociedade dos Amigos do Bairro City Boaçava (SAB)

 

Maria Helena Osório BuenoOrganização

“A Gazeta de Pinheiros é de suma importância para todos nós que participamos de uma associação e exercemos a cidadania em prol de uma São Paulo mais organizada e produtiva, pois contamos sempre com a abordagem de assuntos importantes para a grande maioria dos que moram e trabalham em Pinheiros: zeladoria, urbanismo e segurança. Nossa parceria se dá nos últimos 20 anos por meio de sua diretora Ana Lucia Donnini, com quem fizemos várias reportagens sobre os problemas do bairro, além de divulgarmos festas e campanhas. Por meio do jornal também foi possível nos encontrarmos diretamente com vereadores, prefeitos, prefeitos regionais e outras associações.”

Maria Helena Osório Bueno – presidente da Saap (Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros)

 

 

Gianfranco CundariMelhorias no comércio

“Depois de anos terríveis, por intermédio e mérito do jornal conseguimos conversar com o governo municipal no intuito de reestabelecer a Zona Azul na Rua Teodoro Sampaio próximo ao Largo da Batata. Por consequência, melhoramos a circulação de pedestres e as vendas. A Gazeta de Pinheiros esteve pronta para atender as nossas necessidades e sempre vamos contar com ela para intervir junto ao poder público e demais entidades.”

Gianfranco Cundari – empresário da Rua Teodoro Sampaio

 

 

 

 

 

Bruno CovasInformação democratizada

“Democratizar a informação é essencial para ampliar o conhecimento e derrubar preconceitos. Quando essa mensagem chega em forma de notícia, é preciso contar com meios de comunicação sérios e imparciais. Os jornais de bairro conseguem preservar a interlocução com seus leitores e se valem do conhecimento de problemas pontuais para uma melhor qualidade de vida no entorno. Parabéns à Gazeta de Pinheiros pelos 62 anos de informação e prestação de serviço a toda a região.”

Bruno Covas – prefeito de São Paulo

 

Juliana RibeiroDiferencial

“Informar com qualidade e levar notícias que sejam do interesse dos moradores e comerciantes da região é o diferencial da Gazeta de Pinheiros que, durante esses 62 anos, soube construir esse elo com a comunidade. Parabéns, Gazeta de Pinheiros.”

Juliana Ribeiro – prefeita regional de Pinheiros

 

 

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia