O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

26/07/2017

Metrô: trens da Linha 5 devem rodar com menor intervalo

Publicado em 27/03/2017

O Governo do Estado entregou no último domingo (19) seis novos trens e o sistema automático de controle CBTC para a Linha 5

Com novos trens e sistema de sinalização, passageiros da Linha 5 terão mais conforto e viagens mais rápidas / Mastrangelo Reino – A2imG

O Governo do Estado entregou no último domingo (19) seis novos trens e o sistema automático de controle CBTC para a Linha 5 - Lilás do Metrô, que vão possibilitar a diminuição do intervalo entre as composições nos trilhos e maior velocidade operacional. A nova frota passará por uma etapa de testes, funcionando no trecho entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, aos domingos.

A expectativa do Estado é estender essa operação aos sábados a partir de abril, chegando à operação plena, durante todos os dias da semana, em maio. O governador Geraldo Alckmin esteve presente no primeiro domingo de testes. O CBTC – que em português significa Controle de Trens Baseado em Comunicações – já é utilizado nas linhas 15-Prata e 4-Amarela do Metrô.

Com a entrada em operação de uma nova frota, os usuários terão à disposição trens com sistema duplo de ar-condicionado, portas mais largas – que facilitam o embarque e desembarque –, corredor de passagem entre os carros, câmeras de segurança e monitoramento, sistema de freios antideslizantes e antiderrapantes, iluminação LED, mapa dinâmico que mostra as estações percorridas, sistema de detecção e combate a incêndios, além de mensagens sonoras gravadas, que se adequam ao nível de ruído dentro do trem e regulam seu volume automaticamente.

O Metrô está ampliando a Linha 5-Lilás em mais 10 quilômetros, com dez estações. Em julho deste ano deverão ser abertas as paradas Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, ficando as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin para dezembro de 2017. Em 2018 será finalizada a estação Campo Belo, no meio da linha.

 

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia