O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

22/11/2017

Não custa alertar

Publicado em 08/05/2015

por Enio Campoi

Dou alguns alertas para motoristas não muito atentos a infrações de trânsito bem mais comuns do que pensamos:

1.       Não transitar, após o cair da tarde, ou em dias de neblina ou chuva, sem acender os faróis. Nessas condições, nunca dirija só com as lanternas dianteiras e traseiras acesas, A multa é de 120 UFIRs (Unidades Fiscais de Referência) e 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

2.       Faróis desregulados ou com o facho alto, que ofuscam os demais veículos, também acarretam multa de 120 UFIRs e 5 pontinhos no prontuário do motorista.

3.       Transitar com o pisca-alerta ligado, além de perigoso, pode doer no bolso: multa de 120 UFIRs e 5 pontos na carteira.

4.       Quem teima em estacionar ou transitar em faixas “zebradas”, que prolongam calçadas e “ilhas” de canteiros centrais, pode levar multa grave: 540 UFIRs e 7 pontos na carteira.

5.       É obrigatório: passageiros sentados no banco traseiro do veículo devem usar cinto de segurança. Além do alto risco de ferimentos graves em caso de choque dianteiro ou traseiro, o não-uso do equipamento resulta em multa de 120 UFIRs e 5 pontos para o motorista.

6.       Deixar de sinalizar, com o pisca-pisca, mudança de faixa ou de direção numa via pode resultar em punição para o motorista: 80 UFIRs e 4 pontos no prontuário.

7.       O motorista que transitar com veículo desregulado, promovendo emissão de poluentes ou poluição sonora, leva multa de 120 UFIRs e 5 pontos na carteira.

8.       Deixar cair cargas na via resulta em multa de 180 UFIRs e mais 5 pontinhos na CNH.

9.       Se o veículo estiver parado na via por falta de combustível, seu proprietário é punido com 80 UFIRs e 4 pontos.

10.   Parar veículo na faixa de pedestre, na mudança do semáforo: também 80 UFIRs de multa e mais 4 pontinhos.

11.   Parar veículo em cruzamentos, prejudicando os demais motoristas e pedestres: 80 UFIRs de multa, além de 4 pontos no prontuário.

12.   Multa de 80 UFIRs e registro de 4 pontos na CNH para quem costuma dirigir com fones de ouvido ou falando ao celular.

13.   Em caso de reincidência, as multas dobram de valor e a CNH pode até ser cassada.

Portanto, leitor ou leitora, cuide-se, respeitando os demais motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.  E cuide do bolso ou da bolsa também: cada UFIR representa, hoje, R$ 2,71.     

FECHAR

 
Divulgue sua empresa