O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

20/08/2017

Contagem regressiva

Publicado em 07/08/2015

por Silvia Vinhas

 Falta um ano para o início dos Jogos Olímpicos de 2016. Esta é a primeira vez que um evento desse porte acontece na América do Sul. Com início em cinco de agosto de 2016 e duração de 19 dias, pelo menos 10.500 atletas de 205 países disputarão 42 modalidades esportivas, entre elas duas novidades, o golfe, que volta aos jogos após 112 anos, e o rugby, após 92 anos. Serão 33 locais de competição espalhados por quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que corre contra o tempo para que tudo fique pronto.

Hoje, a situação ainda preocupa. A maioria das arenas tem 60% das obras concluídas, e a Vila Olímpica já está 85% pronta. As obras de mobilidade, como vias expressas e uma nova linha de metrô, estão em bom andamento, com previsão de entrega no início de 2016. Para a realização dos Jogos aqui no Brasil, o Comitê do Rio 2016 contará com 45 mil voluntários e mais de 8 mil funcionários. Serão disponibilizados 7,5 milhões de ingressos, sendo 3,8 milhões com valor de até R$ 70.

A escolha do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 representa, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um risco. Um deles seria a carga pesada de impostos nos próximos anos, com a população arcando com os altos custos das obras. Outro ponto seria que a passagem dos jogos deixe um legado significativo para a cidade, como não deixou na realização do Pan-Americano, no Rio, em 2007.

A ideia é que seja um evento de sucesso e que o carioca sinta os benefícios provocados na cidade não só durante, mas depois do fim dos jogos. E que a emoção de torcer por nossos atletas desperte no jovem brasileiro valores que só o esporte consegue: a dor da superação, com a medalha no peito. 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia