O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

24/04/2017

Corinthians. Eficaz ou eficiente?

Publicado em 17/09/2015

por Silvia Vinhas

Com ajuda das teorias da administração e estudos sobre a produtividade, vamos entender onde entra a eficácia e a eficiência. Duas palavras que para mim tinham o mesmo significado mostram, com as estatísticas, como funciona isso numa boa gestão.


Eficiência está relacionada ao produto final. Trata-se de como fazer, fazer certo o que é para ser feito. Num jogo, o time faz a lição de casa. Entra em campo e faz o que tem que fazer. Nem sempre com a vitória, mas nunca com a derrota.


A eficácia está em fazer a coisa certa. Entrar em campo para vencer, com responsabilidade, aplicando bem todos os fundamentos após estudar o adversário, abusando de estratégias e ousadia. E mais do que isso, é vencer em longo prazo. Tática perfeita para o Campeonato Brasileiro.


O futebol, com sua infinita imprevisibilidade, exige cada vez mais que as equipes possuam padrões comportamentais lineares para minimizar as perdas e ganhos. Todos os anos, nos deparamos com um desequilíbrio de resultados que confunde o torcedor. O Cruzeiro, campeão em 2014, segue aos trancos e barrancos em 2015.


O Corinthians, na ponta da tabela do Brasileirão deste ano, segue em primeiro porque conseguiu equilibrar eficiência e eficácia. O time está numa excelente fase e é considerado o grande favorito ao título este ano, apesar de existirem muitos pontos ainda em jogo. Com sua postura ostensiva e dono do melhor ataque do campeonato, abusa dos contra-ataques para dar cada vez mais velocidade e intimidar quem vier pela frente. A estratégia do grupo para chegar aonde está tem sido a pressão.


​O Corinthians vive seu melhor momento, mantendo uma estabilidade invejável.


Talvez as teorias da administração e produtividade expliquem os resultados positivos. Talvez o segredo seja mesmo a tática da eficácia e eficiência em cada partida. O importante é aprendermos a lição.


Na vida e no trabalho, não basta fazer o que deve ser feito para atingir as metas e comemorar. Tente construir esse caminho com excelência, comprometimento e atitude. Tente buscar o melhor. Com certeza é mais do que você vem se dedicando. No trabalho, na família e no amor.

FECHAR



Gastronomia

Colunistas

Tecnologia