O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

20/08/2017

Dirigindo com o inimigo... invisível.

Publicado em 10/07/2015

por Enio Campoi

 

Já abordei nesta coluna que, apesar do conforto, bem-estar e até segurança que proporciona a motoristas e passageiros, o ar condicionado é um dos grandes vilões da contaminação de um automóvel, utilitário, caminhão ou ônibus.

O sistema de ar condicionado, se não higienizado com certa frequência, acumula as impurezas do ambiente externo e, através de um processo químico-físico-biológico, transforma tais impurezas em bactérias, vírus e fungos que são respirados internamente pelos ocupantes do veículo. Conforme a quantidade e o tempo de exposição do ser humano a esses microrganismos, ele pode contrair renites ou doenças respiratórias graves e, em casos mais raros, até mortais.  

Mas não é só o ar condicionado o vilão da contaminação veicular.

Recentes estudos demonstraram a presença de 747 bactérias, fungos e outros microorganismos, além de ácaros, dentro de um veículo. Eles estão localizados principalmente no volante, nas maçanetas, na alavanca de câmbio e nos bancos e teto, lugares onde se tem mais contato com as mãos e o corpo. O mesmo cuidado deve-se ter em relação ao porta-malas. 

Motoristas, passageiros, mecânicos ou manobristas devem ser cuidadosos antes de entrar no veículo, como lavar as mãos, ou ocupar o espaço quando gripado ou com tosse. Também não fumar, usar roupas sujas, comer e deixar cair resíduos de alimentos, permanecendo por longo tempo nos bancos ou no piso. Idem, cabelos humanos ou pelos e baba de animais ou, ainda, manter na cabine revistas e jornais velhos, roupas usadas, peças descartáveis do carro, caixas, latas e garrafas sem a devida higiene. Tudo isso leva ao acúmulo de micro-organismos ou insetos, como ácaros, altamente contaminantes.

De pouco adianta só lavar o veículo com frequência. É imperioso fazer uma eficiente higienização da cabine e do ar condicionado ao menos duas vezes por ano, para poder se livrar desses inimigos invisíveis que causam considerável dano à saúde dos automobilistas e passageiros. E eliminar, de vez, o acúmulo de entulho na cabine ou no porta-malas. 

Neste período de férias, curta um bom (e saudável) passeio...

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia