O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

19/11/2017

AZULEJOS

Publicado em 06/07/2012

Bom gosto e versatilidade

 

Revestimentos cerâmicos estão entre os mais versáteis na linha de materiais de acabamento. No caso de azulejos, ficam tão bem em ambientes internos como em espaços externos (piscinas, fachadas e áreas de lazer), seja em regiões de clima quente ou frio,  unindo beleza e durabilidade à facilidade de manutenção. 


Disponíveis em variados padrões, cores e texturas, podendo apresentar formatos com diferentes medidas e estampas, os revestimentos em azulejos vêm sendo bastante utilizados em cozinhas, banheiros e ambientes externos como piscinas, áreas de lazer e fachadas de prédios, respondendo a qualquer nível de exigência, com qualidade e desempenho. 

Tirar proveito de todas essas vantagens depende apenas da especificação adequada e da criatividade do profissional. A especificação correta leva em conta as propriedades dos materiais usados - placa cerâmica e argamassas de assentamento e de rejuntamento -, as características do ambiente onde o revestimento será aplicado e o clima. É um sistema que depende do desempenho individual de cada um desses componentes.  

Paineis decorativos

Inspirada nas tonalidades e nas belezas marítimas, a linha 10x10 pequenos formatos da Tecnogrés, do Grupo Incefra, dispõe de paineis decorativos para decks e piscinas, ilustrados com peixes ou golfinhos. As cores vibrantes garantem a perfeição dos desenhos e do acabamento lateral do tipo “borda plana”, que caracterizam alguns porcelanatos, favorecendo a aderência e aumento da vida útil do rejunte, além de ajudar na diminuição das infiltrações de umidade e não descolorir com o tempo. A linha completa de revestimentos 10x10 apresenta tonalidades vivas e brilhantes que reproduzem todas as cores do arco-íris, numa gama de cores diversificadas. A intensidade das tonalidades é resultado de dupla camada de esmaltes aplicados pelo sistema campana, utilizada em revestimentos de alto padrão.

Com tecnologia 100% brasileira e design italiano, os revestimentos 10x10 podem ser encontrados nas linhas Brilhante e Acetinada.

Normas de segurança

Para garantir que as propriedades das placas cerâmicas correspondam ao divulgado, é importante dar preferência a produtos certificados conforme as normas ISO 10545 e ISO 13006, relativas a metodologias de ensaio e especificação. As normas técnicas NBR 13816, NBR13817 e NBR 13818 estabelecem parâmetros de segurança e desempenho que devem ser observados na especificação.  

Custo/benefício

Os azulejos eram usados nas construções coloniais e muitos deles estão aí até hoje, apesar de produzidos com a tecnologia limitada da época. O produto oferece boa relação custo/benefício em comparação com as várias opções no mercado, e ainda emprega mão-de-obra barata. Em piscinas, por exemplo, não é necessário ter alta resistência à abrasão e, portanto, é um produto de preço acessível e bastante competitivo com outros materiais. Além disto, é um material que está sempre bonito e que resiste ao tempo. Bastam lavagens periódicas para deixá-lo como novo.

As dicas estão dadas, agora é só escolher o azulejo de sua preferência para decorar sua casa.   

 

Oziete Trindade

 

Serviço:

Acqua Azul Piscinas -  www.acquaazulpiscinas.com.br

Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento)www.anfacer.org.br

Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) – www.asbea.org.br

Fibratec www.fibratec.com.br

Piscinas Splashwww.piscinasplash.com.br

Reforma Fácilwww.reformafacil.com.br

Revestir www.revestir.com.br

Tecnogréswww.tecnogres.com.br

 

 

BOX

Casar Cor - Arquitetura e Decoração

Com os temas moda, estilo e tecnologia, serão apresentados mais de 90 ambientes assinados por profissionais como Débora Aguiar, Jóia Bergamo e Jum Nakao. Casa Cor: Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1.263. Tel.: 2161-8338. Até 22 de julho.

 

 

FECHAR

 
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia