O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

19/11/2017

LAREIRAS ECOLÓGICAS

Publicado em 06/07/2012

Para um ambiente mais sustentável

 

 A preocupação com o meio ambiente vem se tornando cada vez mais uma questão necessária e de extrema importância. A solução para todo esse problema é a obtenção de uma lareira a gás ou a álcool. Veja a seguir 
 
 
Com a chegada do inverno imaginamos de como seria bom se tivéssemos uma lareira grande e quente na sala. Entretanto, construir uma lareira demanda material para construção, sujeira de obra, madeira para queimar e mais um monte de coisas trabalhosas que dificultam muito a obtenção do conforto de uma lareira. 
 
 
Atualmente, a preocupação com o meio ambiente vem se tornando cada vez mais uma questão necessária e de extrema importância. Em meio a tanta poluição e descaso com o nosso planeta, qualquer coisa que podemos refazer de maneira menos agressiva e mais ecológica, vem levando vantagem frente a tudo aquilo que antes era feito ao acaso, sem preocupação e visando apenas o lucro. 
A solução para todo esse problema é a obtenção de uma lareira a gás ou a álcool, pois podem ser encontradas em vários tamanhos e modelos e a grande maioria já vêm prontas, podendo ser instaladas em pequenos ambientes, inclusive apartamentos. Elas não necessitam de lenha, pois são utilizadas pedras vulcânicas que garantem a retenção do calor e o visual bonito. 
 
Modelo ideal 
 
Sendo assim, vamos falar sobre as lareiras ecológicas, mais um item sustentável que vem ganhando espaço no mercado. Uma das opções mais usadas é a lareira de aço inox, abastecida com biocombustível, mais precisamente o etanol. Esta lareira não necessita de prévia instalação, pois consiste basicamente em uma caixa dupla de inox composta com um queimador  interno. Esta caixa deve ser embutida em um nicho protetor revestido de gesso, mármore, azulejo, pedras ou pastilhas. Para o funcionamento, o combustível destas lareiras é específico e pode ser encontrado à venda em casas especializadas.
Apesar de muito seguras e práticas as lareiras a gás e a álcool devem ser instaladas por profissionais especializados e dispor de sistemas de controle de oxigênio, válvulas de segurança e analisador de atmosfera.
Uma lareira a gás aquece o ambiente sem criar fumaça nem sujeira. Isso acontece porque ela não gera fuligem (comum na queima de madeira). Sua chama é gerada por combustão de gás, tanto natural quanto GLP (o de botijão) – ou seja, não importa qual o tipo de alimentação tem em sua casa ou apartamento. Mas, atenção, assim como no caso dos fogões, uma lareira a gás também deve ser comprada de acordo com o tipo de gás que você pretende utilizar. 
 
Instruções de uso  
 
No caso da lareira a gás, a instalação requer um ponto de gás, como o do fogão. Certifique-se de o tubo que conduzirá o gás até o ponto, sob o piso, é de cobre (de preferência do tipo classe A – meia polegada - quando a instalação tiver menos de 20 metros; instalações com mais de 20 metros pedem o tipo classe I – ¾ de polegada). A preparação do espaço também depende do tipo de lareira que você vai comprar: 
- Lareira linear
Se a lareira for do tipo linear, é preciso preparar um berço de concreto para recebê-la. Normalmente, esse berço é uma caixa com um espaço central onde se encaixa a lareira.
- Lareira de lenho tradicional
Se a lareira for com lenho cerâmico (que possui uma grelha e toras de fibra cerâmica), não é preciso fazer o berço. Basta apoiar a sua grelha sobre uma superfície qualquer.
Os dois tipos possuem sistemas para garantir a segurança durante seu uso, regulados pela ABNT. Uma válvula corta o fornecimento de gás caso a chama apague, evitando que o ambiente fique com uma alta concentração da substância. Normalmente, a instalação já vem inclusa na compra do aparelho (lembre-se: todo o espaço precisa estar preparado, com o ponto de gás prontinho). As lareiras podem custar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, dependendo do tamanho (que varia de 54 cm até 1,77 m). 
 
Fonte: Casa.com.br 
 
Oziete Trindade 
 
Serviço: 
Art Fire – www.artfire.com.br
Amesti Lareiras – www.amestilareiras.com.br
Casa das Lareiras – www.casadaslareiras.com.br 
Central das Lareiras – www.centraldaslareiras.com.br 
Ecochama – www.ecochama.com.br
Empório do Lazer – www.emporiodolazer.com.br 
 
 
BOX 
 
Fabio Novembre na  Casa Cor Stars
No próximo dia 4 (quarta-feira), às 9h, pela primeira vez no Brasil um dos mais versáteis nomes da arquitetura e do design italiano, Fabio Novembre, traz toda sua experiência em grandes estúdios como Cappellini, Flaminia, Venini e Kartell em uma apresentação exclusiva na Casa Cor Stars, onde participará de palestra seguida de debate. O arquiteto já teve seu trabalho exposto em importantes museus, como o Triennale de Milão. 

 

FECHAR

 
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia