O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

20/11/2017

Lugar de criança é na escola

Publicado em 06/10/2016

O tempo que a criança passa na escola pode ser visto como um laboratório para a vida, local onde ela poderá viver situações

O tempo que a criança passa na escola pode ser visto como um laboratório para a vida, local onde ela poderá viver situações que a ajudem a refletir e adquirir experiência, em um ambiente de acolhimento e apoio.

O mundo moderno acabou por diminuir o tempo de convívio da criança com seus pais, o que leva à sua introdução no meio escolar cada vez mais cedo. A escola vem criando maneiras de trabalhar com o aluno, de forma a estimular seu desenvolvimento tanto no aspecto cognitivo quanto no socioemocional, proporcionando, inclusive, atividades esportivas, artísticas e outras.

A escola também colabora para o desenvolvimento de conceitos como alimentação, socialização, boas maneiras e outros, pois não pode mais se omitir desse papel. A visão de que a escola é responsável somente pela educação acadêmica não é mais viável, já que, juntamente com a família, também se torna responsável pela formação do indivíduo desde a mais tenra idade.

A prática regular de atividade física também é muito valorizada, tanto nas aulas de Educação Física quanto nas diversas atividades esportivas do curso extracurricular, procurando estimular a autonomia, fortalecer a aprendizagem e enriquecer a formação plena do aluno, oferecendo, assim, uma vida saudável e o bem-estar futuro.

A criança é vista como agente de seu desenvolvimento, o que se dará de maneira mais adequada quanto maior for o acompanhamento dos pais e em uníssono com a escola.

Apesar de todo o trabalho a ser desenvolvido, não podemos perder de vista que criança deve ser criança: precisa brincar, experimentar, se divertir, perguntar, jogar, criar, imaginar e sonhar. É necessário celebrar essa fase da vida, tão fértil e fundamental, que será o alicerce do futuro adulto.

O Colégio Palmares prepara seus alunos para a vida com um conteúdo programático diferenciado e profissionais qualificados. Desde 1975, o Colégio se consagrou como uma instituição séria, afetiva, que ensina o aluno a viver feliz e em plenitude, desenvolvendo valores como ética, cidadania e respeito. No Palmares, o aluno aprende com quem gosta de ensinar.

Segundo a mantenedora do Colégio Palmares, sra. Zilda Zerbini Toscano, “toda educação, lembremos, deve ser orientada para a cidadania, isto é, formando uma alma aberta para a solidariedade, para a inserção, sem discriminações. E consciente dos valores que precisamos atingir”.

“A escola precisa ter clareza sobre quais são seus objetivos e valores básicos. Deve ter consciência de suas fortalezas para que possa incorporar inovações, sem perder a identidade. É de fundamental importância ter professores envolvidos e abertos a novas experiências, com conhecimento de sua área e clareza nos objetivos do curso, tanto no aspecto pedagógico quanto no socioemocional. A formação das crianças para a vida é um grande desafio, que exige extrema responsabilidade, mas é um privilégio poder contribuir para a formação de cidadãos que irão atuar para o melhor desenvolvimento da sociedade”, diz Edson D´Addio, diretor da instituição.

Serviço: Av. Pedroso de Moraes, 1.271; Tel.: 3037 2555; colegiopalmares.com.br

FECHAR

 
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia