O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

19/11/2017

LUMINÁRIAS A iluminação correta para seu ambiente

Publicado em 02/06/2012

A escolha correta da iluminação é muito importante para deixar o ambiente moderno e aconchegante

 

A escolha correta da iluminação é muito importante para deixar o ambiente moderno e aconchegante. A seguir, damos algumas dicas para você deixar a sua casa ainda mais bonita.

 

A princípio, precisamos definir os tipos de iluminação. Ela pode ser direta ou indireta. 

- Direta: é direcionada para o alvo a ser iluminado (spot, luminária de mesa, abajour, etc)
Quanto maior a distância entre a fonte e o objeto a ser iluminado, menor é a intensidade da iluminação e maior é a área atingida pelos raios de luz.

- Indireta: não ilumina necessariamente o objeto e sim o ambiente em que este se encontra. Não tendo um foco dirigido, é uma luz de ambientação.
Uma iluminação pode conter focos de luz diretos e indiretos num mesmo ambiente.
Os primeiros sobre objetos específicos, fazendo com que estes objetos sejam realçados e ambientados na luz indireta. Uma má iluminação provoca danos e cansaço excessivo quando estamos lendo, por exemplo. O ideal para a leitura é ter uma iluminação direta.

- Uma iluminação direta (dirigida para o livro, revista)

- Uma luminária colocada atrás e um pouco acima do leitor.

- Com uma lâmpada de 60 ou no máximo 100 watts. No caso de estudo na mesa a dois ou mais, coloca-se no centro um abajour com uma lâmpada 60/100 watts (se necessário vários abajour), mesmo que tenha luz no teto.

Não esqueça que quanto mais forte a lâmpada mais calor ela emite. Mas não use nunca menos de 60 watts.

Definindo os ambientes  

A sala de estar é um desses ambientes onde podem ser realizadas as mais diversas atividades; é onde lemos, recebemos amigos, conversamos, assistimos televisão, trabalhamos, relaxamos, namoramos, enfim, um dos espaços mais frequentados da casa.
Para iluminar a sala de estar de modo que seja possível criar a sensação e as condições esperadas para os diferentes momentos, é preciso trabalhar com diversos tipos de iluminação combinados, criando camadas de luz que se superpõem, e que podem ser acesas juntas ou isoladamente, atribuindo personalidade ao espaço e contribuindo com a sensação de bem-estar, conforto e motivação.
O primeiro passo para iluminar uma sala de estar é definir a iluminação geral do ambiente.
Nesse caso, podemos optar pela iluminação indireta, onde o facho de luz é direcionado para cima, o que proporciona uma iluminação geral suave. Para isso, podem ser utilizados alguns modelos de arandelas, pendentes, luminárias de piso, além das sancas com luminárias ou lâmpadas embutidas.
Sala de TV

Hoje em dia passamos muitas horas em frente à televisão. Para não cansar a vista é preciso ter uma iluminação correta no ambiente. Veja algumas dicas:

- Não deixe nenhuma luz refletir na tela.

- Mantendo o ambiente iluminado deforma a quebra do contraste de claro/escuro provocado pela luz da TV.
- De preferência ilumine suavemente a parede atrás (ou em volta) do aparelho.

- Mantenha uma distância de 1,5 m no mínimo da tela do televisor.

O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.

Segurança

Quando você liga varias lâmpadas ou aparelhos numa mesma fonte (tomada, extensão, etc) existe o risco de sobrecarga e eventual curto circuito. É muito importante ter a opinião de um técnico para maior segurança.

 

Oziete Trindade

 

Serviço:

C&C – Casa e Construçãowww.cec.com.br

Conibasewww.conibase.com.br

Dicicowww.dicico.com.br

Franco e Fortes Lighting Design - Rua Capitão Prudente, 43 - Jardim Paulistano.

E-mail: franco.fortes@lighting.com.br - Tel: 3064.6861

Leroy Merlin Morumbi – Av. Magalhães de Castro, s/n (Marginal Pinheiros - próximo à Ponte do Morumbi). Tel.: 3759-5800 – www.leroymerlin.com.br

Telhanortewww.telhanorte.com.br

Tok&Stokwww.tokstok.com.br

FECHAR

 
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia