O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

19/11/2017

PINTURA ECOLÓGICA

Publicado em 10/08/2012

Contrastes estão em alta

 

Desenvolver produtos com alta tecnologia e critérios de sustentabilidade é uma das premissas do setor da construção civil, investindo cada vez mais em técnicas e processos que contribuam para a conservação do meio ambiente.

 

As tendências surgem do inconsciente coletivo, através do qual se passa a pensar e agir de uma nova maneira, às vezes sem perceber. Estes novos comportamentos são consequência de movimentos políticos, econômicos, sociais, ambientais e podem influenciar, em qualquer canto, num instante, o mundo todo. No setor da construção civil não poderia deixar de ser diferente.

Veja a seguir, as tendências de cores criadas especialmente como alternativa para se manter a preservação do meio ambiente, tendo como base produtos com alta tecnologia e livres de agentes químicos.

- eco-tecno: a influência tecnológica impulsiona as cores naturais um degrau acima. Esta tendência resgata o aspecto natural das cores e o coloca no cenário da alta tecnologia, com resultados que combinam superfícies metalizadas, elementos naturais (bambu, madeira, couro) a uma paleta de cores com tons ricos e modernos.

- use & abuse: existe um movimento natural de algumas pessoas na busca de opções criativas e até divertidas para deixar a sua marca registrada na construção de um mundo melhor. Esta tendência apresenta uma paleta de cores divertidas, inspiradas em objetos criados com materiais alternativos vistos em brechós, bazares, entre outros lugares.

- soy loco por ti: as cores latinas marcam sua presença, e como estrelas, encantam e brilham com sua própria luz. Esta tendência traz uma paleta com tons de cores primárias vermelha, azul e amarela, inspiradas na riqueza e beleza da multiculturalidade, na energia e entusiasmo de um povo “caliente” que canta e dança o seu dia.

Tons quentes e vibrantes

Para um produto ser atestado são observadas sua formulação, excelência da qualidade, incluindo aplicabilidade e durabilidade, o manual para sua utilização (disponibilizado na embalagem), e também os critérios de emissão de compostos orgânicos voláteis ao meio ambiente. Entrou em vigor no início de fevereiro deste ano, a Lei nº 11.762, que fixa o limite máximo de chumbo – 0,06% em peso – permitido na fabricação de tintas imobiliárias e de uso infantil escolar, vernizes e materiais similares.

Os fabricantes têm até o início do mês de agosto para comercializar o seu estoque. Ficam excluídos da restrição produtos importados ou com processo de importação iniciado antes da vigência da lei.

As tintas da Suvinil já atendiam a todos esses requisitos necessários para fazerem parte dos empreendimentos sustentáveis e, para atestá-los, não foi necessário adequar seus produtos. Veja a cartela de cores da Suvinil:

Vermelhos - Estão marcantes e intensos tanto quando se apresentam essencialmente vermelhos como quando se apresentam rosados. O equilíbrio entre o vermelho e o alaranjado, expresso pela flor hibisco, é o grande destaque deste grupo de cores.

Amarelos - Mais cremosos e influenciados por alaranjados e verdes, traduzidos em nuances de mel e mostarda. Os tons ganham frescor ao longo do ano, culminando no amarelo, que imprime uma intensa luminosidade.

Verdes - Representam a natureza que cada dia convive em maior equilíbrio com a tecnologia. Tons da natureza como verdes oliva e floresta aparecem ao lado de verdes “fendi”, mais tecnológicos. Encontramos a força das águas no verde azulado, de marcante equilíbrio, e que traduz a essência deste grupo neste ano.

Azuis - Continuam ganhando pinceladas violetas e seus tons caminham numa nova atmosfera aquosa até alcançarem cores intensas e com personalidade. Com um toque de verde, o azul petróleo revela esta nova tendência.

Neutros - Influenciados pelo foco na natureza. Assim, neutros orgânicos como terra, tronco, bambu e linho ganham os holofotes. Já os neutros frios estão mais ricos e opacos, com a positiva interferência tecnológica dos cinzas. O marrom é também uma grande aposta neste ano.

Seguindo estas dicas de cores e tendências tecnológicas, além de contribuir na preservação do meio ambiente, você vai deixar seu espaço muito mais moderno e atraente. Aproveite!

Oziete Trindade

 

Serviço:

Coral – www.tintascoral.com.br

C&Cwww.cec.com.br

Leroy Merlin Morumbiwww.leroymerlin.com.br

Lukscolorwww.lukscolor.com.br

Rennerwww.tintasrenner-deco.com.br

Suvinil – www.suvinil.com.br

 

 

FECHAR

 
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia