O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

29/05/2017

Metrô Vila Madalena terá shopping sob críticas

Publicado em 16/05/2012

A cidade de São Paulo poderá ganhar nos próximos anos dois novos shoppings anexos às linhas do

A cidade de São Paulo poderá ganhar nos próximos anos dois novos shoppings anexos às linhas do Metrô. Um deles tem inauguração prevista para 2014, na Estação Vila Madalena, na Rua Heitor Penteado. O empreendimento, desenvolvido pela empresa Método Engenharia, terá 3.800 metros quadrados, restaurantes, lojas e comércios variados. Porém, apesar das conveniências, o projeto divide a opinião de urbanistas. 

 
“A construção de shoppings sobre estações do Metrô desvirtua o propósito da desapropriação, pois favorece ao setor privado”, afirma a arquiteta e urbanista Lucila Lacreta, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. 
Assim como ela, outros especialistas consideram que os novos centros de compras poderão agravar o trânsito nas áreas onde estão inseridos, ao invés de estimular o uso do transporte público. “Quem vem de bairros das imediações da Vila Madalena, como Lapa e Vila Leopoldina, não se deslocará ao shopping de carro, pois as linhas de metrô não chegam até onde moram”, diz o urbanista Laércio Menezes. 
No entanto, para outros técnicos, os shoppings beneficiam as regiões onde são implantados, pois quando construídos precisam ser estruturados para evitar impactos no entorno. “Em algumas capitais do exterior, como Tóquio e Londres, por exemplo, é comum este modelo de integração entre espaço público e privado. Além disso, os empreendimentos geram emprego e renda”, afirma a urbanista Célia Maria Nobre. 
 
 
O Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) alega que as áreas são concedidas por meio de licitação e os recursos arrecadados são aplicados em benfeitorias ao sistema de transporte. Veja mais em grupo1.com.br
 
 
Para alguns urbanistas, shopping em metrô atende a interesses do setor privado   

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia