O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

16/12/2017

Queda de muro da raia olímpica da USP gera polêmica e queda de braço

Publicado em 24/05/2017

Inserida no programa SP Cidade Linda, a ideia de derrubar o muro que há 21 anos separa a raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) da Marginal Pinheiros recebeu críticas de esportistas e usuários. A intervenção, anunciada pela gestão João Doria com o objetivo de melhorar o conceito paisagístico da região, seria paga pela iniciativa privada, sem custos para o poder público.

Porém, quem utiliza a raia enumerou vários problemas no projeto. De acordo com a Veja SP, o Ministério Público do Estado recebeu uma denúncia do remador Michel Neumark de que não foi feito estudo ambiental sobre a questão. O muro protege os remadores da poluição sonora da via, da fuligem e dos gases liberados pelos carros, além do mau cheiro do Rio Pinheiros.

Ainda segundo a reportagem, especialistas do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade afirmaram que, se o muro de cerca de três metros de altura a e dez centímetros de espessura for substituído por uma grade, a poluição poderá dobrar no local. Atualmente, a qualidade da água é testada duas vezes ao ano, o que permite a presença de peixes, com água limpa e cristalina.

O projeto da Prefeitura prevê ainda serviços de paisagismo e iluminação e a implantação de uma pista de corrida no espaço que separa a raia olímpica da Marginal. A entrega estaria prevista para agosto deste ano.

Segundo informações do prefeito regional do Butantã, Paulo Vitor Sapienza, em reunião realizada ontem, a Universidade deverá contratar duas empresas de renome para realizar um estudo de impacto ambiental sobre a poluição e o barulho. Assim, a queda do muro entra em litígio e a população deverá aguardar para saber se contará com um novo panorama paisagístico. Para o prefeito João Doria estaria tudo sacramentado, mas a decisão final sobre mais uma melhoria e embelezamento para nossa região não tem data para ser anunciada.

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia