O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

22/09/2017

A escola e a importância da família

Publicado em 10/02/2017

Estamos próximos do início de mais um ano letivo.

 
Sueli Pacheco
 
Estamos próximos do início de mais um ano letivo.
Os pais se preocuparam em encontrar a escola ideal para os filhos, ou em mantê-los na mesma instituição do ano anterior, compraram o material escolar solicitado e o uniforme. A ansiedade dos pais e dos filhos em relação à adaptação à nova escola e ao aprendizado é natural. 
Do outro lado está a escola, que se prepara para receber os novos e antigos alunos e adaptá-los à nova turma e à rotina escolar.
Tudo parece muito simples, mas não é!
Na sala de aula, os professores vão encontrar alunos que foram criados em diferentes ambientes familiares, cada um com sua experiência de vida e seus costumes.
Muitos pais estão preocupados em colocar limites, determinar regras e mostrar aos filhos que são os responsáveis por sua educação, enquanto outros esperam que a escola cumpra esse papel.
As escolas precisam saber lidar com essa diversidade de comportamentos e trazer a família para o ambiente escolar, aproximando pais, professores e alunos.
Muitas famílias se esforçam para dar a melhor educação para os filhos, e a escola deve transmitir confiança. É muito importante mostrar como a escola funciona, e deve-se abrir espaço para as sugestões dos pais.
A maior preocupação da escola é com o aprendizado dos alunos, que deve ser embasado na motivação, trazendo alegria e felicidade para que o exercício da inteligência promova a interação entre prazer e conhecimento.
É importante destacar que, sozinha, a escola não consegue assumir a responsabilidade de educar, por isso a parceria com a família é fundamental para a formação das crianças e dos adolescentes.
Serviço: Prof.ª Sueli Pacheco, Graduada em Turismo, Geografia e Pedagogia / Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Marketing / MBA

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia