O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

21/04/2018

Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas e Dia Mundial de Combate à Asma

Publicado em 16/05/2012

“Sem alergia, com qualidade de vida” é o tema da Campanha de Prevenção das Doenças Alérgic

 

 “Sem alergia, com qualidade de vida” é o tema da Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas comemorado no dia 7 de maio. A iniciativa é promovida por especialistas da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) em apoia o Dia Mundial de Combate à Asma, comemorado em 1º de maio.
Durante a primeira semana do mês, os médicos realizarão as atividades em 21 estados brasileiros, representados pelas regionais. As ações têm o objetivo de alertar as pessoas sobre as doenças que afetam atualmente 30% da população, sendo que 20% desse percentual são as crianças as mais afetadas. As doenças alérgicas predominantes são as alergias respiratórias - com destaque para a asma e rinite alérgica-, alergia alimentar, alergia a medicamentos, alergia a picada de insetos e alergia de pele. 
Doenças respiratórias 
As alergias respiratórias acometem mais os pacientes nas estações do outono e inverno, devido às baixas temperaturas e a facilidade de proliferação de ácaros. A Asma atinge de 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares e 2.500 óbitos (DATASUS 2011) e um número incontável de atendimentos ambulatoriais, principalmente em salas de urgência e de faltas ao trabalho e à escola. A asma é caracterizada por sintomas de falta de ar, tosse, chiado no peito. 
Alergia alimentar 
A alergia alimentar é uma reação adversa do organismo a determinados alimentos. A doença atinge 8% das crianças e 2% dos adultos. Os alimentos mais comuns que provocam as reações são: leite de vaca, clara de ovo, o trigo, frutos do mar e soja. 
Dessensibilização alimentar – evolução no tratamento 
Recentes pesquisas internacionais divulgadas mostram a eficácia da dessensibilização alimentar, também conhecida como imunoterapia oral, no tratamento das alergias alimentares. Esse procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico causador e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância. 
Serviço: Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas e Dia Mundial de Combate à Asma. Data: 4 de maio. Horário: 9h00 às 12h00. Local: HSPE no prédio dos ambulatórios, 4o. andar.  Mais informações no www.asbai.org.br 
 
 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia