O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

17/12/2017

Casa da Vovó completa 40 anos de educação infantil

Publicado em 01/12/2017

Quantas vidas alguém pode influenciar?

Quantas vidas alguém pode influenciar? Com um sonho em mente, há 40 anos Nereide Tolentino criava a Casa da Vovó. A escola de educação infantil nascia com uma proposta diferente das demais: aliar a neurociência a técnicas pedagógicas que capacitassem as crianças a ter uma vida feliz.

Acreditar no trabalho demonstrava a vontade de levar às famílias um projeto que formaria crianças mais preparadas para o mundo, não apenas para a escola. “Trabalhar com a primeira infância sempre foi o sonho dourado pela importância que ela tem. Tudo o que você fizer na primeira infância será um caminho para o resto da vida”, comenta a fundadora e diretora do estabelecimento.

Da neurociência vem o conhecimento de que cerca de 85% da rede neural é desenvolvida nessa faixa etária e que, por isso, é necessário um plano para desenvolver as principais habilidades de cada indivíduo. Afinal, comenta Nereide, esse “é um trabalho que tem como meta o futuro, além do presente”. Mas como fazer isso? A educadora afirma que foi desenvolvida uma metodologia de trabalho apoiada em algo extremamente familiar às crianças: histórias infantis.

“A gente trabalha os valores de cada história”. Nereide usa o exemplo da Branca de Neve, comentando que a personalidade de cada um dos sete anões representa características compartilhadas por todos nós. “Cada uma dessas coisas nos traz subsídios para trabalhar a criança no aqui e agora dela, tratando de valores, não de conhecimento”, afirma.

E cada etapa, do berçário aos seis anos, quando a criança está pronta para a alfabetização, é acompanhada por essa metodologia. “A metodologia tem como meta dar oportunidades para tudo o que a criança for capaz de fazer”.

Cada um dos aspectos é trabalhado em oficinas de arte, música, história, entre outras, pelas quais as crianças circulam a cada 40 minutos. Cada pedagogo coordena uma oficina, fazendo com que os laços sociais da criança sejam estendidos. Outro grande diferencial são os cuidados com a alimentação e o relaxamento/sono.

Segundo Nereide, a Casa da Vovó “acredita que se aprende a comer e a dormir na primeira infância”. Quem come bem e dorme bem tem saúde. Quem tem saúde faz o resto”, sintetiza, afirmando que a meta de educação alimentar é muito forte.

Outra iniciativa importante é a atividade pedagógica mensal no sítio da instituição, onde as crianças têm contato com a natureza.

Além disso, a Casa da Vovó fica aberta o ano inteiro, fechando apenas nas semanas de Natal e ano-novo, o que possibilita aos pais planejarem suas férias sem ter de se adequar ao período escolar. O horário é livre, das 7h30 às 18h30.

Em resumo, Nereide afirma que “a meta é deixar a criança com condições de ser feliz”. Como sinal de sucesso, a Casa da Vovó já recebe netos de pessoas que passaram por lá na infância.

Serviço: Casa da Vovó – Rua Joaquim Antunes, 71; Tel: 3085 1368; casadavovo@casa davovo.com.br

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia