O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

20/08/2017

Cuidado! Maquiagem também tem prazo de validade

Publicado em 01/06/2012

Você é daquelas loucas por maquiagens? Não resiste a uma novidade na prateleira, uma nova cor de

 

Cuidado! Maquiagem também tem prazo de validade
 

Você é daquelas loucas por maquiagens? Não resiste a uma novidade na prateleira, uma nova cor de batom, tipos de base, sombras em creme, pó, líquida, enfim, são inúmeras as versões dos produtos de maquiagem que o mercado oferece. Mas, um cuidado não muito comentado é o prazo de validade de cada maquiagem. Assim como todo cosmético, ela também apresenta riscos à saúde se for utilizada de maneira inadequada.


Segundo Anelise Helena Leite Leal, farmacêutica e bioquímica, proprietária da Tave Pharma, “com certeza, um produto que tem seu prazo de validade vencido há pouco tempo, não vai estragar de uma hora para outra. Mas daquele dia em diante, não há mais a garantia que o paciente tem de, se usar e ocorrer uma alergia, ser ressarcido ou responsabilizar a empresa pelas reações adversas. O produto perde toda sua garantia”, explica.

 

Como armazenar sua maquiagem


O mais importante: Não armazenar no banheiro. Este é o pior lugar por causa da umidade. Maquiagem tem que ser guardada em lugar seco. Coloque em uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se. Coloque aqueles dessecadores à venda nos supermercados para prevenir a umidade do recipiente. E lembre-se de substituí-los frequentemente por novos.
Cole as datas de validade dos produtos para não esquecer de conferir periodicamente.


Datas de validade

 

Rímel: 3 meses; Base: 6 meses; Corretivo: 8 meses;  Pó de rosto: 12 meses; Sombras: 12 meses;  Gloss e batom: 12 meses; Blush em creme: 12 meses; Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses; Verniz: 12 meses;  Blush em pó: 24 meses; Pó bronzeador: 24 meses; Creme de olhos: 3 meses;  Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes: 6 meses;   Tônicos de rosto: 12 meses; Filtro solar: 12 meses.
Cosméticos naturais: duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais.

 

Dra Anelise H. Leite Taleb - farmacêutica, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é diretora técnica da TAVE, Farmácia de Manipulação que há 25 anos é referência no mercado nas formulações cosméticas diferenciadas - www.tave.com.br

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia