O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

20/09/2017

Por que substituir um bolo de chocolate hiper-calórico por um bolo prático, delicioso e nutritivo?

Publicado em 16/05/2012

Algumas pessoas se privam dos bolos porque acham que não é possível incluí-lo em um cardápio sa

Algumas pessoas se privam dos bolos porque acham que não é possível incluí-lo em um cardápio saudável. Restringir não é a melhor opção. Basta usar a imaginação para criar refeições nutritivas com ingredientes de qualidade.

Dessa forma, para não ocorrer dúvidas na hora da escolha, segue uma breve comparação do bolo de chocolate saudável com o bolo hiper calórico.
No bolo saudável, a farinha de trigo branca foi substituída pelo farelo de aveia e a quinoa em flocos, ambas ricas em fibras e carboidratos complexos capazes de promover saciedade. Vale lembrar que a quinoa é fonte de aminoácidos essenciais. Na versão saudável, a manteiga considerada uma gordura ruim foi substituída pelo óleo de coco. Os estudos comprovam que o óleo de coco acelera o metabolismo, reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. O açúcar refinado foi substituído pelo açúcar mascavo, o qual mantém as vitaminas e sais minerais da cana açúcar. O bolo saudável é rico em proteínas devido às claras de ovos. Foram acrescentadas nozes, fonte de omêga-3. O cacau em pó, utilizado na calda, possui diversas vitaminas e minerais e o seu valor calórico é mais baixo que o chocolate. Existem estudos que comprovam que o cacau em pó possui mais antioxidantes que o vinho tinto, e seus compostos ajudam a prevenir o câncer e doenças do coração. No preparo da calda, o leite condensado, rico em açúcar e gordura, foi substituído pela água de coco. Esse ingrediente ajuda no funcionamento do intestino, no controle da glicemia, reduz a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.
Brownie proteico de cacau
Ingredientes:
4 claras de ovos
½ xícara (chá) de farelo de aveia
½  xícara (chá) de farinha de quinoa em flocos
½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo ou 1 xícara de adoçante culinário
80 g de nozesou castanhas picadas
½ colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio
3 colheres (sopa) de óleo de coco
½ xícara (chá) de água de coco
½ xícara (chá) de leite desnatado ou leite de soja
½ xícara de cacau em pó
 
Calda:
1 xícara (chá) rasa de água de coco
5 colheres (sopa) de cacau em pó
10 colheres (sopa) açúcar mascavo ou adoçante culinário
Modo de preparo: em uma vasilha, peneire a farinha de trigo integral, o farelo de aveia, o cacau e o açúcar mascavo. Acrescente a quinoa, as nozes, o bicarbonato, às claras em neve, a água de coco, o óleo de coco e o leite. Misture até ficar uma massa homogênea. Unte uma forma e coloque a massa. Pré-aqueça o forno médio e asse o brownie por 40 minutos ou até espetar um palito no centro e sair seco.
Cobertura: em uma panela, peneire o açúcar e o cacau. Adicione a água de coco e leve ao fogo. Quando ferver abaixe o fogo e mexa até formar uma calda mais grossinha. Cubra o brownie e sirva frio.

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia