O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

19/11/2017

Expo São Roque celebra vinhos paulistas e apresenta novidades do setor

Publicado em 26/10/2017

Festa é realizada às sextas, sábados, domingos e feriados até o dia 05/11

Não é à toa que São Roque é conhecida como a Terra do Vinho. Mesmo estando a apenas 60 km de São Paulo, o clima serrano e as temperaturas mais amenas são diferenciais que tornam a cidade uma boa produtora de uvas e, consequentemente, de vinhos. São mais de 15 vinícolas na cidade que se reúnem todos os anos na Expo São Roque.

A feira já é uma tradição no circuito de viagens do estado e recebe dezenas de milhares de turistas a cada ano. Neste ano, na 25ª edição, são esperados cerca de 80 mil visitantes. E todos eles poderão conhecer os produtos e provar as principais novidades da indústria paulista do vinho.

Cada uma das vinícolas têm seu espaço no pavilhão do vinho. 

Uma das vinícolas participantes, a Goés, está lançando o vinho Pétalas Cabernet Franc, o mais novo rosé da Casa. Feito com uvas 100% produzidas em São Roque, o vinho é agradável para o clima quente e harmoniza com diversos pratos diferentes. "É um vinho que combina com o nosso clima, de fácil harmonização e que pode ser tomado, por exemplo, à beira de uma piscina ou na praia com um baldinho de gelo”, afirma o enólogo Fábio Góes.
Os espumantes também marcam presença na festa. A vinícola Bella Quinta, por exemplo, expõe na Expo São Roque alguns destaques do Guia Adega de Vinhos Brasil, publicação que reúne os melhores vinhos do país: o Brut Gavia e o Gávia Moscatel. “A Expo São Roque é uma grande divulgação democrática do vinho, na qual todos participam. Todo ano, cerca de 50% do público se renova e novas pessoas que vão à festa acabam por conhecer os nossos produtos. Então a festa é boa para o produtor e para o consumidor”, diz o diretor da Bella Quinta, Gustavo Borges.
O vinho Lorena é outra das estrelas da 25ª Expo São Roque. A variedade, de aroma e sabor frutado, floral e refrescante, foi especialmente desenvolvida, em parceria com a Embrapa, pelas vinícolas da cidade.
A uva Lorena é originalmente produzida em solo americano e se adaptou muito bem na cidade. Segundo o presidente do SINDUSVINHO Fernando Pereira Leite, o projeto do sindicato é transformar o Vinho Lorena no vinho referência de São Roque.
Conhecendo o Vinho
Além de conhecer as marcas e provar os vinhos, o público tem ainda a opção de participar de workshops, ministradas por Fábio Góes todos ossábados, domingos e feriados, sempre às 15 horas. O enólogo formado em Bento Gonçalves, RS, é responsável pelo controle de qualidade e diretor industrial da Vinícola Góes. O visitante que participar desta palestra vai aprender mais sobre a história da uva, como é feito, como armazenar e como degustar o vinho e ainda vai conhecer curiosidades sobre o universo da enologia.
Além disso, a festa terá, todos os dias, às 16h30, a atração da Pisa da Uva, que remete à tradição de pisar nas uvas, um dos primeiros processos para a elaboração e produção do vinho.
A festa conta ainda com atrações musicais, de dança, shows de mágica, de marionetes e muito mais. A Expo São Roque é realizada até o dia 5 de novembro (sempre às sextas, sábados, domingos e no feriado do dia 02/11), no Recanto da Cascata, em São Roque.
 
Serviço
25ª Expo São Roque – Vinhos e Alcachofras
Data: 06 de outubro a 05 de novembro (todas as sextas, sábados e domingo feriados), das 10 às 20h 
Local: Recanto da Cascata - Av. Antônio Maria Picena, 34 - Vila Junqueira, São Roque
Ingressos: 
Sextas-feiras, R$ 10,00; 
Sábados, domingos e feriados (12/10 e 02/11), R$ 28,00;  
Crianças menores de 8 anos não pagam ingresso;
Adultos acima de 60 anos e estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de comprovante.
Mais informações: 
Telefone - 11-4712-3231
Site - www.exposaoroque.com.br
Facebook - https://www.facebook.com/exposaoroque/
 

 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia