O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

25/07/2017

E se a menopausa vier antes do tempo?

Publicado em 03/03/2017

Quando a menopausa dá sinais antes dos 45 anos, a mulher deve se preocupar.

Quando a menopausa dá sinais antes dos 45 anos, a mulher deve se preocupar. Segundo o ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Marcelo Fiore M. Capo, a menopausa precoce precisa ser rapidamente investigada e diagnosticada. “Se a mulher ficar sem menstruar por três meses consecutivos ou mais, o médico tem de ser procurado para avaliar seu quadro clínico”.

De acordo com Capo, a menopausa precoce geralmente é idiopática, ou seja, não tem motivo aparente. “As razões podem ser genéticas ou relacionadas à disfunção ovariana”, explica. Os sintomas são iguais aos que ocorrem no tempo natural: ausências de menstruação, excesso de calores (conhecidos como fogachos), irritabilidade e insônia.

Em procedimentos cirúrgicos ginecológicos ou tratamentos quimioterápicos, a mulher pode ficar sem menstruar temporariamente. Nesses casos, a menopausa precoce é adquirida e, depois de um período, o ciclo menstrual volta. “Isso acontece porque o corpo humano sofre com uma carga agressiva de medicamentos, o que acaba prejudicando o funcionamento do ovário”, explica Capo.

Há situações em que o médico pode indicar como tratamento a reposição hormonal. “A solução para reverter a menopausa precoce varia de pessoa para pessoa. A reposição hormonal é um tratamento possível”, ressalta o ginecologista.

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia