O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

29/05/2017

Nove mitos e verdades sobre alergia

Publicado em 04/04/2017

Não importa a época do ano, a alergia é um problema que afeta cerca de 30% da população brasileira, segundo estudos da Associação

Não importa a época do ano, a alergia é um problema que afeta cerca de 30% da população brasileira, segundo estudos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). “A alergia não tem cura, mas com algumas informações e dicas conseguimos controlar e viver tranquilamente”, afirma o diretor de Comunicação da Sterilair, Felipe Prado. O especialista separou alguns mitos e verdades sobre alergia e crises alérgicas. Veja abaixo:

Verdade – O ar poluído das cidades e as mudanças climáticas contribuem para o problema.

Mito – Bombinhas para asma fazem mal ao coração. As bombinhas possuem broncodilatadores que relaxam os músculos e melhoram a passagem do ar.

Verdade – Alergia é incurável, mas controlável. Tratamentos à base de cloreto de sódio, água purificada e cloridrato de fexofenadina controlam a irritação.

Mito – Mulheres grávidas não podem usar remédios para asma ou rinite. Com indicação médica, a gestante pode ingerir tais medicamentos.

Mito – Ar-condicionado faz mal para alérgicos. É importante saber usar o aparelho para que ele não desencadeie problemas. Faça a limpeza completa e mantenha a manutenção em dia para não sofrer com a poeira e as bactérias.

Mito – Todo medicamento antialérgico dá sono. Só os anti-histamínicos clássicos de primeira geração, ou seja, os medicamentos mais antigos, produzem esse efeito. Os medicamentos com novas fórmulas não causam sonolência nem aumento de apetite.

Verdade – Produtos de limpeza causam alergia. Geralmente, os produtos para higienização doméstica contêm mais de um item em sua fórmula. Por vezes o corpo não identifica algum desses componentes, como o cheiro, a textura, a acidez etc.

Verdade – Crise alérgica pode levar à morte. Alergias a medicamentos, alimentos e picada de insetos, como abelha e marimbondo, podem matar.

Verdade – Alimentos podem causar alergia. As alergias alimentares mais comuns na infância envolvem ovo, leite, amendoim, frutos do mar e soja. Já os adultos são mais alérgicos a peixe, amendoim, frutos do mar e frutas secas.

Em gazetadepinheiros.com.br, veja dicas para evitar as crises de espirro.

FECHAR

 
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia