O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

17/12/2017

Os males do tabagismo

Publicado em 01/06/2012

Uma ação criada pelo Hospital A.C.Camargo abrangeu algumas das principais vias paulistanas

Os males do tabagismo

 

Uma ação criada pelo Hospital A.C.Camargo abrangeu algumas das principais vias paulistanas ontem (31), Dia Mundial sem Tabaco - visando difundir informações sobre o quanto o cigarro está relacionado a doenças cardiorrespiratórias e mais de uma dezena de tipos de câncer e também sobre os benefícios de se parar de fumar, independente do tempo e tipo de relação do fumante com o cigarro. Atores percorreram a Avenida Paulista, Viaduto do Chá, Itaim Bibi e Vila Madalena ao longo do dia com a proposta de recolher bitucas e distribuir cartilhas elaboradas pelo A.C.Camargo por meio de seu Grupo de Apoio ao Tabagista.

 

A campanha aposta também nas novas tecnologias e interatividade. A cartilha da campanha pode ser conferida neste link: http://www.accamargo.org.br/files/pdf/materiais-de-prevencao/cartilha-tabagismo.pdf.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que atualmente 47% da população masculina e 12% da população mundial feminina seja de fumantes. Nos países desenvolvidos, 24% das mulheres fumam. Ainda segundo a OMS, o tabaco é responsável por mais de 10 mil mortes por dia no mundo.

 

De acordo com o cirurgião oncológico e diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do Hospital A.C.Camargo, Jefferson Luiz Gross, o cigarro é o responsável direto por mais de 90% dos casos de câncer de pulmão e está relacionado a mais de uma dezena de tipos de câncer, dentre eles esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga, boca, laringe, faringe, garganta e mama.

 

Enfisema pulmonar, bronquite e câncer de pulmão são as principais doenças observadas. “A recomendação é de que as pessoas não fumem, e para aqueles que fumam, abandonar o consumo de tabaco o mais rapidamente possível. Desta maneira poderemos reduzir as taxas de mortalidade por doenças relacionadas ao uso do tabaco”, destaca Gross.

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia