O Grupo 1 Edição Digital Grupo 1 Mobile Fale Conosco
Receba nossas notícias

16/12/2017

Discriminação nas redes sociais

Publicado em 31/10/2014

por Silvio Pereira

 Nesta eleição, as redes sociais exerceram um papel importante para divulgação de opiniões, propostas, verdades, mentiras, discussões calorosas entre amigos, com pareceres e visões diferentes de cada candidato e a escolha definitiva de quem iria comandar este país por mais quatro anos. 
 
Para cada um de nós que vivemos em situações, pessoas e meios diferentes, conhecemos fatos e histórias que nos faz construir uma verdade própria. A escolha está muito na nossa construção de ideias e crenças naquilo que imaginamos ser melhor para nós e para o Brasil. Votamos e ficamos tentando entender o porquê mesmo pessoas que imaginamos tão próximas com ideais semelhantes criaram uma verdade tão diferente da nossa própria? Pessoas longe de nós ou com ideias opostas fica fácil imaginar a criação de uma verdade diferente, mas elas merecem o mesmo respeito pela formação de opinião, ideal ou mesmo até manipulação em alguns casos. 
 
A discriminação gerada pelas redes sociais em relação aos nordestinos, recebedores de bolsa família ou de qualquer benefício que favorece as pessoas mais carentes não deve ser usada somente como argumento para estes comentários maldosos que circularam na internet. 
 
Estamos aqui tratando de preconceito e devemos sempre lembrar que os preconceituosos, nacionalistas, nazistas, revolucionários, ou qualquer um que exerça ações extremistas em qualquer movimento - quer religioso, político ou social -, não tem sexo, cor, classe social, nacionalidade, formação social ou qualquer estereótipo que queremos construir. Convém lembrar somente que a manipulação de ideias por qualquer justificativa traz radicais e não seres pensantes, precisamos exercer mais o que realmente queremos para todos nós como comunidade e sermos menos manipulados. 
 
Como sou amante de tecnologia, fico triste com o uso das redes sociais para este tipo de preconceito mas ao mesmo tempo sei que isto não reflete a maioria dos recursos bons que a rede social trouxe a todos nós em encontrar os amigos e compartilhar fatos e historias felizes das nossas vidas.
 
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática acesse o nosso blog em: http://grupo1info.blogspot.com.br/. 
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
 

FECHAR

 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
 
         
     


Gastronomia

Colunistas

Tecnologia