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20/08/2017

Facebook – Políticas e privacidade para 2015

Publicado em 03/12/2014

por Silvio Pereira

Este mês, todos os usuários do Facebook estão recebendo uma notificação sobre os novos termos de privacidade e políticas de dados que serão aplicados a partir de Janeiro de 2015. O que muda para o usuário? As mudança que visam esclarecer a política de privacidade possuem, na maioria das vezes, fatores bons. Porém, mostram as suas fragilidades, procuram se isentar de algumas responsabilidades e visam também um fator comercial e de proteção tanto para o usuário como para o Facebook. 
 
A iniciativa de criar uma ferramenta que o Facebook chamou de “Noções Básicas de Privacidade” ajuda muito o usuário a controlar um pouco mais os seus dados e a sua privacidade, entendendo como as informações postadas no seu perfil podem ser vistas e usadas por outros ou pelo Facebook. Curtir uma informação ou uma marca possibilita ao Facebook utilizar este recurso de forma comercial, incluindo colocar o seu nome e imagem do seu perfil para efeito publicitário sem qualquer compensação a você por isso (vejam item 9.1 da nova política no site). 
 
Outro ponto interessante desta nova política é a isenção que o Facebook quer ter das possíveis falhas de segurança e das consequências que estas podem causar para o usuário (item 15). Esta isenção é questionável, pois independente da ferramenta ser gratuita. Os usuários são a forma que o Facebook tem de receber, dos seus anunciantes pagos, informações privilegiadas que são usadas com um meio comercial. Estes usuários podem possuir direitos indenizatórios quando as políticas não forem respeitadas, independente da forma que esta informação for divulgada. 
 
Portanto, é muito importante que os usuários tenham consciência da nova política de privacidade e analisem o risco do uso da ferramenta para qualquer forma de uso, principalmente as pessoas formadoras de opinião e que tenham a sua imagem como forma de vida, se preocupando com as informações postadas e quem poderá acessá-las.
 
Devemos lembrar que não aceitar esta nova política do Facebook para 2015 significa não utilizar a ferramenta. Não adianta divulgar post no Facebook, como muitos usuários estão fazendo, pois não invalida a política expressa no site prevalecendo o divulgado pelo Facebook.
 
Para conhecer melhor esta nova política de privacidade do Facebook na integra, ver o passo a passo de como melhor se proteger, reportagens e links relacionados, tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática acesse o nosso blog em: http://grupo1info.blogspot.com.br/
 
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
 

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